A Comissão Política Distrital do PSD de Viana do Castelo fez contas e chegou à conclusão que os utilizadores da A28 que residem no Alto-Minho vão ter um custo por quilómetro, para se deslocarem até ao Porto, “muito superior” ao das restantes cidades.
Em conferência de imprensa hoje realizada, Eduardo Teixeira afirmou que os Alto Minhotos terão que pagar 4,05 euros para fazerem uma viagem de Viana do Castelo até ao Porto, o que equivale a seis cêntimos por quilómetro, valor que cai para quatro cêntimos por quilómetro a partir de Esposende e para três cêntimos a partir da Póvoa de Varzim ou Vila do Conde.O Presidente da Distrital do PSD disse que se trata de mais uma decisão do governo socialista profundamente lesiva para os interesses dos habitantes do Alto Minho, e que faz com que Viana do Castelo fique cada vez mais isolada do resto do País” e, neste âmbito, recordou que até o maior parque empresarial do Distrito, em S. Romão do Neiva, terá uma “portagem na sua entrada”.
Especificou que num percurso de sete quilómetros, a partir da cidade de Viana do Castelo, serão cobrados 75 cêntimos. Acrescenta que dez quilómetros depois, no limite do concelho de Viana com Esposende, há outro pórtico. “Isto vai criar danos enormes a quem lá trabalha e um acréscimo dos custos que são produzidos naquela zona industrial, que se tornará menos competitiva”.
Eduardo Teixeira precisou ainda que nos 70 Kms que ligam as duas Capitais de Distrito existirão 4 pórticos de cobrança, só que 3 situam-se na 1ª metade (entre o Km 70 e o Km 36,5 com um custo de 3,10€ e, na outra metade, junto ao Grande Porto apenas um com um custo de 0,95€, o que bem demonstra este atentado Socialista ao Distrito, numa Estrada que na génese nem sequer era Scutt.
O Presidente da Distrital do PSD disse também estranhar a inacção da Câmara Municipal de Viana do Castelo neste processo que apenas se limitou a reagir ao anúncio dos valores das portagens através de um comunicado, e acha politicamente condenável a atitude passiva do senhor presidente da Câmara Municipal face a esta situação altamente lesiva para os vianenses e para o Alto Minho.
Perante tais arbitrariedades, a Distrital do PSD do Alto M inho exige a retirada imediata do primeiro pórtico, na zona de Neiva, bem como, o reajustamento do preço por quilómetro entre Viana do Castelo e Porto (ou seja nos dois pórticos seguintes), caso o Governo leve por diante a sua (total e injusta) intenção.
quinta-feira, 17 de junho de 2010
conferência de imprensa
Portagens... Alto Minho
paga a factura mais elevada