O Alto Minho sempre em Primeiro...

quarta-feira, 19 de maio de 2010

"O País está perante um problema
que só se resolve com eleições" (DE)
Francisco Teixeira 19/05/10 17:45
"Se não tivéssemos feito o que fizemos,
o país estava na bancarrota” (DE)

Pedro Passos Coelho justifica assim a decisão do PSD de apoiar o Governo no pacote de medidas de austeridade apresentado por José Sócrates na semana passada.
Num almoço promovido pelo Fórum para a Competitividade, Pedro Passos Coelho disse que o "país está perante um problema que só se resolve com eleições", embora neste momento de crise financeira e económica "Portugal não está em condições de enfrentar".
Daí que ganhe força a tese de que depois das presidenciais de Janeiro do ano que vem, com os mercados mais estabilizados, a ideia de eleições antecipadas regressará à agenda.
O "problema" de que fala o líder do PSD prende-se com a "visão diametralmente oposta" que Passos diz ter face a Sócrates no que diz respeito à forma de resolver os problemas que o país enfrenta no médio e longo prazo.
"Quando [Sócrates] vem dizer que no fundo o que o país está a fazer é contribuir para ajudar o euro, é realmente uma visão extraordinária do que se está a passar", disse o líder do PSD que acrescentou que "se Portugal hoje está na primeira linha da convulsão externa, isso deve-se a fragilidade internas. Não é por acaso que nem todos os países da Europa estão nas mesmas circunstâncias face à instabilidade do euro".