O Alto Minho sempre em Primeiro...

segunda-feira, 30 de março de 2009

Conferência sobre a Educação em Valença‏




A Escola é o meio, em conjunto com os pais, de formar e moldar a criança, futuro Homem”. A afirmação é de Albino Almeida, Presidente da CONFAP, e foi proferida durante uma conferência subordinada ao tema “Educação para o Futuro: Educar o Homem Novo para um Portugal mais Justo”, que decorreu em Valença, promovida pela Comissão Política Distrital do PSD de Viana do Castelo.
O presidente da Confederação das Associações de Pais defendeu que tem que existir uma grande sintonia entre os professores, os políticos e os encarregados de educação para se “Construir” o Homem Novo, melhor e mais justo".
Albino Almeida falou ainda sobre o papel reivindicativo dos pais, a qualidade das Escolas e a existência das Actividades de Enriquecimento Curricular, não só como complemento de aulas, mas também com carácter social e ocupacional.
Outro assunto abordado foi a proposta de escola a tempo inteiro, levantando-se, a propósito, bastante contestação, com vários encarreagados de educação e professores presentes a manifestaram-se contra esta projecto que defende a escola a funcionar das 7.30 às 19.30 horas.
Para alguns participantes, se esta ideia for levada por diante corre-se o risco de transformar a escola num armazém de crianças.
A iniciativa contou também com a intervenção de Rui Teixeira, Professor do Ensino Superior e Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Partindo da sua experiência docente, afirmou que “a Escola é o sítio onde se vai para ter uma atitude” e que só com esta predisposição podemos ter um ensino que prepare profissionais cientificamente competentes e responsáveis.
Defendeu também a necessidade de desenvolver todos os esforços que se direccionem para Escola cada vez mais inclusiva.
Outro participante na conferência/debate foi o coordenador da área da educação no Grupo Parlamentar do PSD. Pedro Duarte apresentou as políticas que o Partido defende nesta matéria, realçando os méritos da entrega do Ministério da Educação a uma entidade independente.
Encerrou a sessão o Presidente da Comissão Política Distrital do PSD de Viana do Castelo. Eduardo Teixeira elogiou a abrangência das perspectivas abordadas, considerando que foi ouvida a visão do representante da CONFAP, de professores e de políticos relativamente à construção do Homem Novo.
O Presidente da CPD recordou ainda que, nos 35 anos que levamos de regime democrático, tivemos 26 Ministros da Educação (em média, cada ministro não foi além de 16 meses do governo), o que torna impossível implementar uma política educativa devidamente estruturada.