Presidente da Distrital intervém na GENE-PSD
"Energias de Futuro" -
"Energias de Futuro" -
Contributos do Alto Minho
Nas últimas décadas o Mundo mudou. Hoje, fruto da Globalização altera-se, em cada dia, a cada hora, em cada minuto. Os Portugueses com isso também mudaram.Assistimos a profundas mudanças que se traduzem em novos problemas e novos desafios dos mais diversos tipos. Da energia ao ambiente.
É precisamente no âmbito da Revisão do Programa do nosso Partido, superiormente Presidido pelo Dr. José Pedro Aguiar Branco, que é nos dada a possibilidade, com grande honra, de a partir de Viana do castelo, com a presença de duas Ilustres Personalidades, como são o Eng. Luís Mira Amaral e o Eng. Carlos Pimenta, debater e discutir um tema tão importante para o País como As ENERGIAS DO FUTURO.
Se pensarmos que o nosso País ainda hoje compra 80% da energia que consome, e do total desta, a electricidade consome apenas um quarto, e que tudo o resto (75%) é gasto em coisas como o aquecimento das nossas casas ou a nossa mobilidade (carros e transportes), chegamos a um paradigma de que teremos que fazer algo mais.
Nesta área, penso que a prioridade do País é conseguir a EFICIÊNCIA ENERGÈTICA!
E para isso é necessário sem duvida, a definição de políticas de utilização da energia, de um código de valores e de prestação de serviços ambientais, bem como a manutenção da sustentabilidade ambiental de actividades produtivas de cada Região.
E na nossa Região temos vindo a estudar, analisar também esta problemática no âmbito do Gabinete de Estudos e Informações, liderado agora pelo Eng. Carlos Tavares.
Temos hoje um grupo de largas dezenas de personalidades organizado em dez pastas temáticas, que vem trabalhando em prol das nossas propostas para o Desenvolvimento do Alto Minho.
Da Justiça à Economia, da Educação ao Ambiente, da Saúde ao Ordenamento do Território, da Cultura à Inovação, da Tecnologia e Sistemas de Informação à Fiscalidade e Finanças, mas também de fenómenos importantes que temos de estar actualmente atentos como o Emprego e a Empregabilidade, a Qualidade de Vida e os Assuntos do Mar, ou até mesmo o Empreendedorismo!
Na área com este tema em análise “Ambiente e Energia” temos uma Equipa de personalidades (Militantes, simpatizantes ou elementos da Sociedade Civil) empenhada na construção de um novo Alto Minho, que dão o seu contributo sob a Coordenação do Eng. Horário Faria.
A Equipa temática da Energia e Ambiente do Gabinete de Estudos Distrital do Partido é constituída para além do Coordenador pelo Dr. Duarte Figueiredo (Mestre em Ecologia e Dirigente do ICN-B), o Eng. Bouça de Morais (Docente e Mestre em Engenharia Humana), o Dr., Eduardo Dantas (Investigador na UM e Doutorando em Economia do Ambiente), o Dr. André Rego (Mestre em Ambiente e Quadro das Aguas do Noroeste), o Dr. Tiago Oliveira (Mestrando em Arquitectura Paisagística) e o Dr. João Azevedo (Quadro Empresarial e Mestrado em Gestão Ambiental).
O Alto Minho é um Distrito tradicionalmente social-democrata pelo que, à semelhança dos últimos três anos, vamos continuar a trabalhar para avivar ainda mais a “chama laranja”, a fim de que o Partido passe a ser, de uma forma consistente, a primeira força política no Distrito, como, aliás, já aconteceu aquando das últimas eleições para o Parlamento Europeu.
Nos mais recentes actos eleitorais, o PSD tem vindo sempre a crescer e isso é sinal de que o projecto social-democrata está novamente a enraizar-se no Alto Minho.
As perspectivas de futuro não podem, portanto, ser melhores, pelo que estamos seguros de que nos próximos actos eleitorais vamos aumentar a nossa implantação no Distrito e no País.
Isto é muito importante para Portugal e para a nossa região, tal a situação de impasse e de desorientação a que o actual Governo nos conduziu, com graves consequências para o dia-a-dia de todos e de cada um dos Portugueses.
Numa perspectiva nacional, os Portugueses já se consciencializaram de que Portugal precisa de “Mudar”, precisa de um novo rumo, pois, neste momento, somos um País totalmente à deriva.
O PSD tem um grande líder, que já deu provas de colocar os interesses do País acima dos interesses partidários, e os Portugueses reconhecem no Dr. Pedro Passos Coelho competência, credibilidade, vontade e garra para colocar “Portugal Primeiro”, como o comprovam todos os estudos de opinião que têm sido tornados públicos.
O País assim o exige. E os Alto-Minhotos assim o merecem!
Eduardo Teixeira (Dr.)
(Presidente CPD de Viana do Castelo)