O Alto Minho sempre em Primeiro...

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

GENE PSD – “Energias de Futuro”
Para além de consumidores
temos que ser produtores de energia...

No âmbito da Revisão do Programa do PSD –GENE PSD- realizou-se, em Viana do Castelo, uma Assembleia Distrital com um único ponto da agenda “As Energias do Futuro”.
Foram oradores o Eng. Mira Amaral e o Eng. Carlos Pimenta. Os dois conferencistas apresentaram as suas perspectivas sobre a política energética para a região e para o País.
Mira Amaral começou por dizer que no nosso paradigma ainda há muito a fazer, sobretudo no que toca ao sector dos transportes. Referiu-se depois à necessidade de continuar a desenvolver as energias renováveis, mas não prescindindo do gás natural.
Destacou ainda o triplo investimento que, na sua perspectiva, é necessário fazer quando se pensa na construção de eólicas, pois implica um investimento paralelo em centrais de bombagem à noite e em centrais térmicas de dia.
Carlos Pimenta inicou a sua intervenção traçando o panorama local e disse que 1,5% da electricidade produzida em Portugal provém do Distrito de Viana do Castelo que possui o segundo maior parque da Europa.
Referiu-se depois à necessidade de reduzir a emissão de CO2 através da utilização eficiente da energia e elencou três vias de eficiência energética (tecnologia, gestão da procura, e vector shifting).
A médio prazo, disse, “as redes de energia vão ser como a internet, será uma rede interactiva, onde todos, para além de consumidores, seremos tabém produtores”. Apontou um cenário para 2020 altura em que dois terços das energias serão renováveis e apenas um terço a gás.
Usou também da palavra o Presidente da Distrital do PSD Alto Minho. Eduardo Teixeira referiu que, hoje, no nosso País, compra-se 80% da energia que se consome, e desta percentagem, a electricidade consome apenas um quarto pois tudo o resto (75%) é gasto em coisas como o aquecimento das casas ou na mobilidade (carros e transportes).
Na nossa Região, afirmou, temos vindo a analisar também esta problemática no âmbito do Gabinete de Estudos e Informações do PSD Alto Minho, porque estamos conscientes da importância de por em prática uma dinâmica, que conduza a uma maior eficiência energética.