O Alto Minho sempre em Primeiro...

sexta-feira, 30 de março de 2012





Relatório de Atividades do PSD Alto Minho, 2011,

aprovado na última Assembleia Distrital

Ao longo de 2011, foram muitas, diversificadas e descentralizadas as iniciativas promovidas pelo PSD Alto Minho.
Com o objetivo de manter o Partido cada vez mais mobilizado, reunimos com as concelhias e com os núcleos; organizámos conferências e debates; tomámos posições públicas sobre os grandes temas que preocupam o Distrito; auscultámos opiniões, incentivámos a militância…, fizemos política.
Passo a recordar algumas das atividades que mais marcaram a agenda política do PSD Alto Minho, no ano de 2011.

Janeiro
O mês de janeiro esteve focalizado nas Eleições Presidenciais. Em campanha no Distrito, Cavaco Silva conheceu uma das maiores adesões populares, prenúncio da grande vitória que acabaria por alcançar no Alto Minho.
Recorde-se que no Distrito o candidato apoiado pelo PSD conseguiu 59% dos votos sufragados, isto é, 5,6% acima da média global final, o que significa o sétimo melhor resultado a nível nacional, no conjunto dos vinte Distritos.
A Comissão Política, em comunicado, felicitou o Professor Aníbal Cavaco Silva pela sua reeleição.
Ainda em janeiro, reuniu com a Representação Distrital do Banco Alimentar Contra a Fome, para se inteirar da situação no Distrito.

Fevereiro
Já em fevereiro, o Instituto de Formação Carlos Mota Pinto e o Gabinete Autárquico do PSD Alto Minho organizaram uma sessão de Formação Política que aconteceu no Centro Cultural de Paredes de Coura, subordinado ao tema “Desemprego e Fiscalidade”
A Comissão Política Distrital visitou a Cáritas de Viana do Castelo e tomou conhecimento de que, em 2010, se estava a registar um aumento de mais 50% de agregados familiares a recorrerem à ajuda da Instituição.
Realizou-se mais uma sessão de Formação Autárquica onde se analisaram e debateram os temas “Interpretação do POCAL” e “Comunicação Externa na Política”.
O Presidente da Comissão Política Distrital, Eduardo Teixeira, e os Presidentes das Comissões Políticas Concelhias do PSD de Valença e de Caminha, respetivamente, José Temporão do Monte e Flamiano Martins, reuniram com o Comandante do Porto de Caminha, que tem a jurisprudência sobre o litoral marítimo e sobre a zona fluvial de Caminha a Melgaço.
Após uma reunião com centenas de pescadores, o eurodeputado José Manuel Fernandes questionou a Comissão Europeia sobre a legalidade de existirem no rio Minho regras diferentes de concorrência da atividade piscatória para Portugueses e para Espanhóis.

Março
O mês de março ficou dominado pela Convenção Autárquica do PSD Alto Minho, em cujo encerramento participou o Presidente do Partido e atual Primeiro-Ministro, Dr. Pedro Passos Coelho.
No primeiro painel, a Convenção teve como oradores Nuno Ribeiro da Silva, Duarte Silva, Carlos Duarte e Melchior Moreira. Refletiu-se sobre o paradigma de desenvolvimento para o Alto Minho, um modelo que passa, de uma forma incontornável, por uma aposta clara em sectores como o Mar, a Indústria e Energia, a Agricultura, o Ambiente e o Turismo.
O segundo painel teve como palestrantes Carlos Magno, Carlos Abreu Amorim e Artur Aguirre Mendes. Das intervenções resultou a ideia de que, numa sociedade em permanente mudança e profundamente mediatizada, é fundamental saber discernir os sinais dos tempos e sentir, em profundidade, os anseios e as preocupações das pessoas.

Abril
Em abril, Pedro Passos Coelho volta ao Distrito, para visitar a Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço, onde teve a ocasião de ouvir “de viva voz” as preocupações e os anseios dos produtores da região.

Maio / Junho
Em maio, o Instituto de Formação Carlos Mota Pinto assinalou o seu primeiro aniversário, promovendo uma sessão subordinada ao tema "Reorganização Administrativa”, com a presença de Manuel Frexes (Presidente dos Autarcas Sociais-Democratas) e do Deputado Paulo Mota Pinto.
Miguel Relvas foi o convidado de honra na apresentação dos Candidatos a Deputados pelo Círculo Eleitoral de Viana do Castelo.
Ainda em maio, a Comissão Política Distrital reuniu com as IPSS do Concelho de Caminha e emitiu um comunicado, denunciando que o Governo do Partido Socialista estava a usar os meios do Estado para promover iniciativas de mera propaganda eleitoral.
Maio encerra da melhor maneira – mais de 2.500 pessoas participam no megacomício de Pedro Passos Coelho, no Santoinho – e junho começa ainda melhor, com a vitória do Partido nas Legislativas.
A Comissão Política Distrital tornou público um comunicado em que se congratulou com os resultados alcançados.
O Presidente da Comissão Política Distrital e o Presidente da Comissão Política Concelhia de Viana do Castelo reuniram com a Comissão de Trabalhadores dos Estaleiros Navais.

Julho / Agosto / Setembro
Iniciativas de diversa natureza marcaram os meses do verão...
A Comissão Política Distrital congratulou-se com a decisão anunciada pela CP de manter a ligação ferroviária Porto-Vigo.
O eurodeputado José Manuel Fernandes trouxe, pela primeira vez, ao nosso Distrito, a Festa da Europa, que se realizou em Vila Praia de Âncora, com a presença do Vice-Presidente do PSD, Jorge Moreira da Silva, e do Presidente da Comissão Política Distrital.
No verão aconteceu ainda a tomada de posse dos atuais Órgãos Distritais do PSD Alto Minho. Eduardo Teixeira foi reconduzido para o terceiro mandato na presidência Comissão Política, com 96% dos votos.
O Secretário-Geral do PSD esteve presente na cerimónia e sublinhou os "excelentes resultados" que o PSD vem conseguindo nos diferentes atos eleitorais no Distrito, sob a liderança de Eduardo Teixeira. Numa mensagem mobilizadora, José Matos Rosa realçou, várias vezes, que "o País precisa, mais do que nunca, de um PSD forte, dinâmico e inconformado"...
Já em setembro, a Comissão Política Distrital congratulou-se com a decisão do Governo de suspender o plano de reestruturação dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.
O Presidente da Comissão Política participou no encontro "Amigo puxa Amigo", promovido pelo núcleo de Santa Marta de Portuzelo.
Realizou-se mais uma Assembleia Distrital que contou com a presença de Feliciano Barreiras Duarte, Secretário de Estado Adjunto do Ministro dos Assuntos Parlamentares, que apresentou o balanço dos primeiros três meses de governação.

Outubro
Em outubro, a Comissão Política Distrital veio a público lamentar o procedimento que a empresa “Atlanticoline, SA” acabara de adoptar a propósito do lançamento de concursos para a construção de navios.
O Secretário de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa, Paulo Júlio, proferiu uma conferência subordinada ao tema “Documento Verde da Reforma da Administração Local”.
A Comissão Política Distrital congratulou-se com o facto de o Governo ter proposto no Orçamento de Estado, em apreciação na Assembleia da República, um projeto de resolução que aponta para que sejam corrigidas injustiças criadas pela aplicação do Código Contributivo ao sector da pesca local e costeira.
Congratulou-se também com o facto de o Governo ter escolhido a Comunidade Intermunicipal Minho-Lima (CIM) para implementar um projeto piloto, no Âmbito do Documento Verde da Reforma da Administração Local.
E ainda em outubro foi instalado o Conselho Estratégico Distrital do PSD Alto Minho. Trata-se de um Conselho Consultivo que, ao abrigo dos Estatutos do Partido, se destina a dar contributos ao Presidente da Comissão Política Distrital, no que toca às grandes questões regionais e nacionais.

Novembro / Dezembro
Na parte final do ano, a Comissão Política participou na Convenção Autárquica Distrital da JSD Alto Minho, que decorreu em Ponte de Lima, e manifestou, publicamente, o seu profundo pesar pelo falecimento do Sr. Dr. António Cabral de Oliveira, destacado militante e antigo Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, aprovando, por unanimidade, um voto de pesar.
A convite do eurodeputado José Manuel Fernandes, uma delegação do Alto Minho visitou o Parlamento Europeu, em Bruxelas.
O Presidente da Comissão Política Distrital tomou uma posição pública, acusando o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo de péssima gestão dos dinheiros públicos.
O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, participou na última Assembleia Distrital do ano e, acompanhado dos Deputados do PSD deste Círculo Eleitoral, visitaram o Banco Alimentar contra a Fome.
2011 encerrou com a ceia de Natal da Distrital, um jantar que contou com a participação de Nilza Sena, Vice-Presidente do PSD, e do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna, Juvenal Peneda.
Mesmo, mesmo a fechar o ano, uma excelente notícia que ilustra a vitalidade do PSD: Eduardo Teixeira é eleito por um órgão de comunicação “Personalidade do ano na Região”.
A par de todas estas atividades, a Distrital do PSD Alto Minho marcou sempre presença em todas as iniciativas promovidas pelas várias concelhias, pela JSD e pelos TSD.
Trimestralmente, foi divulgada uma newsletter a todos os militantes que, em jeito de síntese, deu conta da atividade do Partido.


Ponte de Lima, 17 de março de 2012.
Rosa Maria Arezes,
Secretária-Geral do PSD Alto Minho