Deputados do PSD Alto Minho
apresentam requerimento ao Ministro da Educação
sobre a rede escolar de Monção
Os Deputados do PSD eleitos pelo Círculo Eleitoral de Viana do Castelo apresentaram um requerimento ao Ministro da Educação, do Ensino Superior e da Ciência a propósito de uma situação que afecta a rede escolar no Concelho de Monção.
No documento, os três parlamentares solicitam que sejam efectuadas todas as diligências de forma a que a Escola Secundária de Monção, em conformidade com o acordado aquando do encerramento do Agrupamento do Vale do Gadanha, continue e receber duas turmas do 7.º ano e, de uma vez por todas, disponha de condições para um adequado planeamento do próximo ano lectivo.
De facto, contrariamente ao que vinha acontecendo desde 2007, o Agrupamento Deu-la-Deu Martins, de uma forma unilateral e com a estranha e incompreensível cobertura do Sr. Director Regional de Educação do Norte, decidiu agora enviar apenas uma turma do 7.º ano para a Escola Secundária.
Segundo os Deputados do PSD, trata-se de uma opção insustentável, pois, como é fácil de compreender, uma única turma do 7.º ano, para além de não permitir qualquer articulação e troca de experiências pedagógicas, nem sequer possibilita a rentabilização de projectos já em curso para o Ensino Básico.
Tal decisão afigura-se ainda lesiva do interesse público, na medida em que não é compatível com a optimização de recursos humanos, espaços, equipamentos.
A propósito, o documento recorda as obras de vulto que a Secundária realizou em 2007, para garantir um acolhimento adequado das seis turmas do 3.º Ciclo do Básico (duas por cada ano), assim como o facto de ter recebido, nos termos do acordo estabelecido, nove Funcionários e seis Professores, provenientes do extinto Agrupamento do Vale do Gadanha.
A estranheza da situação é tanto maior quanto é verdade que a Escola Secundária possui recursos humanos do quadro para assegurar a actividade lectiva, contando com as duas turmas do 7.º ano, o mesmo acontecendo com espaços físicos e equipamentos, enquanto o Agrupamento Deu-la-Deu está sobrelotado, a ponto de a própria Carta Educativa do Concelho, em vigor, ter afectado o 3.º Ciclo à Escola Secundária de Monção.
Perante a grave situação económico-financeira que o País atravessa, com implicações fortíssimas no que concerne à contenção de despesas, e tendo em conta a desejável optimização de equipamentos e de recursos, assim como a disponibilização de uma oferta educativa pública de qualidade, os Deputados do PSD concluem, por isso, manifestando a sua perplexidade face a esta decisão unilateral do Agrupamento de Escolas Deu-la-Deu Martins, desrespeitando acordos anteriores e parecendo tomar opções em nome de conveniências que não se conseguem descortinar.