O Alto Minho sempre em Primeiro...

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011


Voto em Cavaco Silva!


No próximo domingo, dia 23 de Janeiro, os Portugueses são chamados a exercer o seu direito cívico de escolha do mais alto Magistrado da Nação.
Já todos tomamos consciência da gravidade da situação para que o nosso País foi conduzido. Portugal debate-se, actualmente, com uma das mais complexas crises da sua História. E todas as pessoas sofrem com apreensão, com revolta, com indignação os enormes sacrifícios que nos estão a ser impostos. Não faltam até os sinais de pessimismo e de desânimo face a um futuro que se vislumbra cada vez mais “explosivo” e sem perspectivas, tal o abismo para que fomos atirados.
Sempre, mas sobretudo agora que atravessamos um período tão crítico e decisivo, ninguém pode alhear-se das suas responsabilidades cívicas. Nem deixar que sejam os outros a decidir por si. Todos temos o imperativo moral de ir votar, ajudando a eleger o candidato que, de acordo com a nossa consciência, está em melhores condições para ser o Presidente da República Portuguesa, nos próximos cinco anos.
São várias as opções possíveis. E, por sinal, bem distintas.
Da minha parte, não tenho qualquer dúvida. Vou votar no candidato que é um exemplo de dedicação à causa pública, colocando sempre os interesses colectivos acima dos mesquinhos objectivos pessoais e da lógica miserável de clientelas.
Vou votar no candidato que é um exemplo de seriedade, de responsabilidade e de ponderação no exercício de funções públicas.
Vou votar no candidato que tem provas dadas, que sabe do que fala, que conhece como poucos os verdadeiros problemas que atormentam o nosso País. O candidato sereno, mas determinado, com experiência em lidar com situações difíceis e complexas e conhecimento da realidade e do rumo que Portugal deve seguir para vencer as dificuldades com que está confrontado.
Vou votar no candidato que acredita em Portugal. O candidato que acredita nos Portugueses e no mérito do trabalho e do esforço individual e colectivo. O candidato que sabe unir os Portugueses, pautando a sua intervenção em termos independência, moderação, bom senso e sentido de equilíbrio.
Vou votar no candidato habilitado para exercer uma magistratura presidencial activa e dinâmica, dotada de conhecimento e de experiência, que oferece credibilidade aos seus interlocutores.
Vou votar no candidato que, nos tempos conturbados em que vivemos, dá garantias de esperança no futuro. Um futuro em que todos nós nos reencontremos com os níveis de desenvolvimento da União Europeia, construindo uma sociedade mais humana, mais solidária, mais justa.
Da minha parte, não tenho qualquer dúvida.
Vou votar no Professor Aníbal Cavaco Silva!
Porque está ao nosso alcance agarrar o futuro com determinação e generosidade…

Rosa Maria Arezes