O Alto Minho sempre em Primeiro...

domingo, 25 de abril de 2010

Trabalhar pelos valores que Abril abriu ...

O Presidente da Comissão Política Distrital do PSD do Alto Minho esteve hoje presente num almoço de comemoração do 36.º aniversário do 25 de Abril, na Cantina dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, e marcou presença em Arcos de Valdevez, numa iniciativa também alusiva à efeméride.
Neste dia festivo, Eduardo Teixeira referiu que, "há 36 anos, Portugal deu um salto qualitativo para a Liberdade e para a Democracia. Mas, passados trinta e seis anos, temos, sobretudo, a obrigação cívica e moral de pensar Abril porque haverá, certamente, ainda muito a fazer para que os seus ideais se cumpram, cada vez mais e cada vez melhor".
O Presidente da Distrital acrescentou que "não podemos estar plenamente satisfeitos quando uma percentagem significativa dos portugueses se alheia da res publica; quando o espírito de cidadania parece não passar da retórica dos discursos; quando a participação cívica dos cidadãos deixa muito a desejar. Não podemos estar plenamente satisfeitos, quando, ao fim de 36 anos de Democracia, os responsáveis políticos são, preocupantemente, mal vistos e encarados com desconfiança. Quando eleitos e eleitores não se preocupam em construir uma relação de proximidade e de cumplicidade".
Eduardo Teixeira recordou ainda um pensamento do filósofo Ortega y Gasset, "a democracia é apenas uma ideia, um ideal, e por isso há que dar-se ao trabalho de pensar". Neste contexto, referiu, "importa trabalhar pelos valores que Abril abriu… E isto é um trabalho e uma responsabilidade de todos e de cada um de nós".