O Presidente da Comissão Política Distrital do PSD de Viana do Castelo, na sequência das Eleições Legislativas do Partido no Distrito, decidiu exprimir publicamente o seu agradecimento a todos os cidadãos do Alto Minho que depositaram a sua confiança no projecto social-democrata.
Tendo em conta todo o trabalho desenvolvido ao longo deste processo eleitoral, Eduardo Teixeira deseja ainda agradecer aos candidatos, aos dirigentes, aos militantes e simpatizantes que se empenharam nesta difícil campanha, feita com meios modestos, mas com uma entrega e disponibilidade totais.
Apesar de não ter registado a votação que desejava, o PSD manteve o número de mandatos pelo Círculo Eleitoral de Viana do Castelo e conseguiu um resultado que ficou acima da média alcançada pelo Partido a nível nacional.
Por outro lado, o PS desceu 6% relativamente a 2005 e, no Distrito, ficou abaixo da média nacional. Desceu e perdeu votantes em todos os Concelhos que compõe o Vale do Minho. No concelho de Viana do Castelo, a queda foi ainda superior. O Partido Socialista desceu 8%, situação que traduz bem o descontentamento dos cidadãos face às políticas socialistas altamente gravosas para a nossa região, que tem sido levadas a cabo pelo actual Presidente da Edilidade, Defensor Moura.
A perda global de 8313 votos constitui um sinal claro de que o caminho arrogante e autista que, desde há vários anos, está a ser adoptado pelo PS no Alto Minho não correspode às expectativas e necessidades das pessoas.
O balanço da governação e da gestão autárquica socialista está a resultar numa redução drástica do investimento público para valores quase insignificantes, conduzindo a economia regional para uma crise de que não há memória, com uma taxa de desemprego recorde.
Obviamente que o facto de o PSD Alto Minho ter ficado acima da média nacional não nos deixa satisfeitos, face à qualidade de todo o trabalho político desenvolvido. Parece, no entanto, evidente que se poderia ter ido mais longe, não fossem as circunstâncias que são do conhecimento público e das quais o PSD Alto Minho não é responsável.
Esta análise será feita num momento posterior, nos órgãos próprios, num ambiente de maior serenidade e reflexão.
Para já, a estrutura Distrital do PSD empenhar-se-á de corpo e alma nas Eleições Autárquicas que se seguem, em que esperamos obter o melhor resultado eleitoral de sempre. Conhecemos o trabalho dos autarcas que se recandidatam e a qualidade dos novos candidatos que se apresentam a sufrágio pela primeira vez.
E a vitória está já aí, ao nosso alcance, sem interferências externas. É este o apelo que fazemos a todos os que acreditam no projecto do PSD. É este o sinal de esperança que desejamos transmitir a todos os militantes, simpatizantes, autarcas, candidatos, apoiantes e eleitores do Partido Social Democrata.
Viana do Castelo, 28 de Setembro de 2009.
Eduardo Teixeira,
Presidente da Comissão Política Distrital