A Europa necessita de desenvolver o sector da defesa
“Se a Europa quiser evoluir e afirmar-se perante a concorrência, tem que desenvolver o sector da defesa”. A afirmação é de Nogueira de Leite e foi proferida durante um jantar/conferência subordinado ao tema "A Europa no Século XXI - Ascensão ou Declínio?", organizado pela Comissão Política Distrital do PSD do Alto Minho e que contou com a presença de centena e meia de militantes e simpatizantes do Partido.
O conferencista centrou grande parte da sua intervenção na área da economia e disse que, actualmente, a Europa já não pode ser olhada na perspectiva social dos anos 60 e 70, altura em que era vista como símbolo da garantia do bem-estar. O declínio da produtividade que se tem registado de ano para ano faz com que esta imagem esteja a degradar-se constantemente.
Rui Henrique Alves, o outro conferencista convidado, abordou, na sua intervenção, a evolução da União Europeia ao longo do tempo, os conceitos de participação, de democracia, de cidadania, e de processo decisório. Referiu-se ainda à forma como um grupo de Países adoptam um conjunto de princípios orientadores de acção política, através de regras e normas comuns a todos os Estados membros, como, por exemplo, o combate ao défice.
A Presidência Portuguesa da União Europeia, a Cimeira de Lisboa e a importância que Portugal tem tido no processo de construção europeia foram outros assuntos desenvolvidos pelo conferencista.
Encerrou a iniciativa o Presidente da CPD/PSD que se congratulou com o sucesso da iniciativa e salientou que este é o pontapé de saída para o ciclo eleitoral que se inicia com as Eleições Europeias. Eduardo Teixeira apelou, em seguida, à mobilização e à participação de todos para que o projecto social-democrata saia vitorioso neste ano de importância decisiva para o País.