A Comissão Política Distrital do PSD do Alto Minho congratula-se com a constituição da Mesa que preside à Assembleia da Comunidade Intermunicipal Minho/Lima (CIM), ontem instalada no decorrer de uma sessão realizada no Castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo.
Trata-se de uma Mesa abrangente, eleita por unanimidade, que resulta de uma conjugação de esforços no sentido de potenciar a coesão, tendo em vista a concretização de uma estratégia eficaz e mobilizadora da defesa dos interesses do Distrito de Viana do Castelo.
Presidida pelo social-democrata Rui Taxa (Vice-Presidente da Assembleia Municipal de Caminha), a Mesa da Presidência da Assembleia da CIM tem como Vice-Presidente um representante do PS, sendo Secretário um membro da bancada do CDS/PP.
Assembleia agora instalada é constituída por 41 deputados, tendo o PSD uma representatividade de 42%.
Recorde-se que a Comunidade Intermunicipal Minho/Lima integra nove dos dez concelhos do Distrito. De fora continua o de Viana do Castelo, cuja adesão à CIM vai ser objecto de referendo no próximo dia 25 de Janeiro.
Empenhado desde a primeira hora no “SIM”, o Partido Social Democrata considera que a capital do Distrito não deve manter uma política de isolamento, colocando-se à margem desta dinâmica supramunicipal.
Segundo o Presidente da Comissão Política Distrital do PSD, muitos dos problemas que, actualmente, se colocam aos Municípios em geral e ao Distrito em particular exigem um novo paradigma de abordagem que não se compadece com visões mais ou menos bairristas e anquilosadas.
Pelo contrário, sublinha Eduardo Teixeira, este novo paradigma reclama abertura de espírito, uma atitude de conciliação, uma dinâmica mobilizadora de sinergias, de tal forma que o Alto Minho tenha uma voz que se faça ouvir e que reivindique com força e eficácia soluções adequadas para os múltiplos problemas que teimam em afligir a região e as suas gentes.