O Alto Minho sempre em Primeiro...

domingo, 20 de maio de 2012

Governo resolve diferendo entre a APPACDM e o IEFP
que se arrastava há anos


A APPACDM de Viana do Castelo acaba de ver resolvido um dos principais problemas que punha em causa a saúde financeira da instituição.

Trata-se de um diferendo com o Instituto do Emprego e Formação Profissional que se arrastava há vários anos, e que chegou a por em causa a manutenção do Centro de Emprego Protegido da APPACDM.

Um problema que agora o atual Governo resolveu através de um acordo entre as duas partes envolvidas.

Recorde-se que em causa estava uma candidatura apresentada em 1989 para a criação do Centro de Emprego Protegido de Areosa. Um projeto que foi aprovado mas nunca foi concretizado.

A APPACDM devolveu parte do dinheiro, mas uma dívida, de cerca de 700 mil euros, acabou por se arrastar durante todos estes anos.

O anterior Governo socialista, quando já estava de saída, fez um ultimato à APPACDM para que fizesse o pagamento da verba em questão. Como a instituição era devedora ao Estado deixou de poder receber verbas destinadas à formação profissional.

Uma situação que só agora foi ultrapassada com um acordo de regularização da divida, que vai permitir também que a APPACDM não