Deputados questionam Secretário de estado da Cultura
A Pousada D. Dinis, edificada no interior de um pequeno burgo fortificado do século XIII, situada em Vila Nova de Cerveira, encontra-se encerrada há cerca de dois anos, e num estado de degradação visível a qualquer transeunte, resultando num grande prejuízo para a Região.
No início do ano de 2011, o Grupo Pestana alegou que a Pousada já estava encerrada há mais de dois anos, culpando o Igespar por não autorizar as obras previstas. Assim sendo, entendeu que as obras deveriam ficar a cargo da ENATUR.
Por sua vez, a ENATUR entendeu que não podia disponibilizar a verba necessária à realização das obras, cerca de milhão de euros. Por isso mesmo, decidiu entregar, em Março de 2011, o imóvel à Direção Geral do Património do Estado.
É público que a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira tem reafirmado o seu interesse em adquirir a Pousada.
Qual é a situação em que se encontra o processo negocial, se é que existe, entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e a Direção Geral do Património do Estado?
Se não existe nenhum processo negocial envolvendo as duas partes, qual a estratégia da Secretaria de Estado da Cultura para recuperar este imóvel centenário e colocá-lo ao serviço da Região?
Assembleia da República, 4 de Maios de 2012.
Os Deputados do PSD eleitos pelo ciclo de Viana do Castelo,
Carlos Abreu Amorim
Eduardo Teixeira
Rosa Maria Arezes