O Alto Minho sempre em Primeiro...

domingo, 13 de maio de 2012

Concelhia do PSD de Viana do Castelo tomou posse


Tomaram ontem posse os Órgãos Concelhios do PSD de Viana do Castelo. Carlos Morais Vieira parte para o segundo mandato à frente da Comissão Política, enquanto a Mesa do Plenário fica a cargo de Domingos Cachadinha.

A tomada de posse contou com a presença de Jorge Moreira da Silva, Vice-Presidente do PSD, que elogiou o trabalho que tem sido desenvolvido pelos responsáveis do Partido no concelho e no Distrito. Neste âmbito, afirmou que os protagonistas do Partido Social Democrata na Região, nomeadamente Deputados e Comissão Política Distrital, têm tido um papel muito interventivo na resolução dos problemas locais.

Carlos Morais Vieira, no seu discurso de tomada de posse, começou por afirmar que “Junho de 2011 assinalou o fim de um ciclo político catastrófico para o nosso país. Marcado não só pela persecução de políticas erradas e insustentáveis mas também (e essencialmente) por uma completa falta de ética na prática política. Nunca o país foi tão mal governado; nunca Portugal esteve nas mãos de gente caracterizada por uma tão completa falta de escrúpulos e princípios; nunca Portugal se encontrou tão perto do descalabro!”.

No entanto, o Presidente da Concelhia de Viana do Castelo mostrou-se confiante: “Com uma liderança forte e determinada, personificada no nosso Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, estou certo que iremos ultrapassar mais este momento difícil da nossa história quase milenar. Depois de passar este “cabo das Tormentas” teremos que assumir definitivamente uma postura política diferente. Os erros do passado não poderão ser repetidos! Teremos que criar bases sólidas para o nosso desenvolvimento, teremos que gastar (enquanto nação e também enquanto cidadãos) só na justa medida da riqueza que sejamos capazes de criar”, disse.

Focalizou depois o seu discurso concretamente no concelho de Viana do Castelo e teceu fortes críticas à gestão do Executivo Socialista que classificou de “absolutamente incapaz, gasta, cinzenta e sem visão estratégica”.

Para Carlos Morais Vieira a gestão da Câmara Municipal de Viana do Castelo “anda de um lado para o outro sem rei nem roque, acumulando desaires políticos atrás de desaires políticos e tentando fazer crer aos Vianenses que os sucessos de outros, na defesa da nossa terra, nomeadamente dos nossos deputados, Carlos Abreu Amorim, Eduardo Teixeira e Rosa Arezes, são deles!”.

Criticou ainda a inércia da Câmara Municipal de Viana do Castelo relativamente a dossies como os Estaleiros Navais; os problemas de erosão da costa; o enorme buraco orçamental da Viana Polis; a manutenção do serviço ferroviário até Vigo; o desastre financeiro que será a construção do ex-Coliseu …

Quanto à Reforma Administrativa acusou a edilidade de fazer “uma gestão politiqueira”. Neste âmbito, desafiou o Presidente da concelhia do PS de Viana do Castelo a assumir as responsabilidades decorrentes da assinatura do Memorando de entendimento com a Troika pelo Governo então liderado pelo seu partido e, de uma forma politicamente responsável, propor em conjunto com o PSD um mapa de fusão de freguesias para o nosso concelho. Se tal não fizer, disse, “será o único responsável pelo mapa resultante da sua omissão política”.

Perante este cenário, afirmou, “a mudança é urgente”. Apelou ao empenho e colaboração de todos para que se lancem os alicerces de uma alternativa sólida e credível para em 2013 reconquistar a Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Na cerimónia usou também da palavra o Presidente da Comissão Política Distrital. Eduardo Teixeira recordou que esta é a sétima concelhia a tomar posse o que denota bem a dinâmica do Partido no Alto Minho.

Agradeceu ainda o excelente trabalho e a dedicação do anterior Presidente da Mesa do Plenário, Sebastião Seixas, e felicitou todos os eleitos mostando-se totalmente confiante com a equipa que vai preparar o próximo ato eleitoral.

Para Eduardo Teixeira recuperar a Câmara Municipal da Capital de Distrito é a grande aposta pois, a falta de determinação e de coragem do atual Executivo associado à falta de liderança tem penalizado fortemente o Concelho e condicionado o desenvolvimento e a firmação do Alto Minho no contexto regional e nacional.

Recorde-se que Eduardo Teixeira foi, a título pessoal e como militante em Viana do Castelo, o Mandatário da lista que hoje tomou posse.