O Alto Minho sempre em Primeiro...

domingo, 22 de abril de 2012

Secretário de Estado preside à inauguração

da creche de Vila Nova de Anha


Perante centenas de pessoas, Marco António Costa presidiu à inauguração da creche em Vila Nova de Anha, onde ouviu pela voz do Pároco os anseios da população no sentido de conseguir apoio do Governo para a conclusão do Lar de Idosos.

O Padre Alípio Lima solicitou a ajuda do Secretário de Estado na conclusão do Lar de Idosos, que ao longo dos últimos anos tem conhecido sucessivas candidaturas rejeitadas.

Face a este apelo, Marco António Costa comprometeu-se a voltar a Viana do Castelo, no mês de Maio, para avaliar a situação e encontrar a solução que melhor satisfaça os interesses de todos.

Recordou, no entanto, que atravessamos um período muito difícil, de emergência nacional, e que, lamentavelmente, quando o dinheiro era fácil, não chegou para dar resposta a estas solicitações. Agora que atravessamos uma fase muito difícil com uma conjuntura económica desfavorável, que não se compara à época em que as candidaturas foram apresentadas e rejeitadas, “prometo todo o meu empenho em analisar o processo. Vamos encontrar uma solução em que esta obra tenha continuidade, mas não de uma forma instantânea”.

O governante recordou que nesta altura é muito mais difícil conseguir financiamento: “De 2000 para cá, o esforço foi inglório, porque, num tempo em que o País vivia um grande alívio financeiro, as candidaturas foram chumbadas várias vezes por questões técnicas. A verdade é que quando havia muito dinheiro e era fácil ter obtido a aprovação, o dinheiro não chegou a Vila Nova de Anha”.

Na cerimónia de inauguração da creche, o Secretário de Estado da Segurança Social fez-se acompanhar dos Deputados Eduardo Teixeira e Rosa Maria Arezes, do Diretor da Segurança Social de Viana do Castelo, Paulo Vale, e ainda de várias forças vivas do concelho.

A creche de S. Tiago, agora inaugurada, tem capacidade para 66 crianças e já se encontra esgotada, registando uma lista de espera significativa. A sua entrada em funcionamento resultou na criação de 16 postos de trabalho.

Tratou-se de um investimento de 600.000 euros que resultou em mais uma valência muito importante para aquela localidade.