PSD quer manter Freguesias dando-lhes escala

A sessão contou com a presença de mais de duas centenas autarcas representativos de todos os concelhos do Distrito que tiveram oportunidade de colocar questões, esclarecer dúvidas e de ter uma noção exata da forma como se desenrolou todo o processo e perceber o grande objetivo desta Reforma Administrativa.
Após ter feito um breve historial, nomeadamente dando conta dos contactos estabelecidos com os protagonistas desta reforma e com as forças políticas, Carlos Abreu Amorim fez questão de deixar claro que existiram muitas reuniões com o Partido Socialista dando conta de todos os desenvolvimentos, pelo que, é “rotundamente falso dizer que o PS foi surpreendido”.
“ A posição assumida pelo Partido Socialista é lamentável e só se compreende como um cálculo político numa corrida desesperada em tentar, em primeira instância, uma afirmação interna da sua liderança”, disse.
Carlos Abreu Amorim afirmou ainda que o PS não apresentou uma única proposta e congratulou-se com o comportamento manifestado recentemente pela ANAFRE que adiantou sugestões, algumas das quais vieram a ser comtempladas no documento final que foi aprovado, na passada sexta-feira, na Assembleia da República.
Seguiram-se depois algumas explicações sobre alterações que foram sendo feitas, até à apresentação do documento final, algumas das quais só se aplicarão se as Assembleias Municipais apresentarem atempadamente as suas propostas para serem depois validadas.
Neste sentido, Carlos Abreu Amorim disse que é muito importante a colaboração de todos de forma a sensibilizar os intervenientes para que as Assembleias Municipais aprovem uma proposta de reorganização do seu território de acordo com as especificidades de cada concelho.
Na sessão usou ainda da palavra o Presidente da Comissão Política Distrital e Deputado, Eduardo Teixeira, que começou por dizer que o PSD não quer a extinção das freguesias, quer, sim, a sua agregação para lhes dar maior dimensão e mais competências.
Eduardo Teixeira recordou ainda que o Distrito de Viana do Castelo tem 290 freguesias, a grande maioria de nível 3, e destacou ainda a margem de 20% que foi conferida às Assembleias Municipais que se pronunciem, apresentando a respetiva proposta. Caso isso aconteça e as indicações sejam maximizadas, o Distrito ficará com aproximadamente 230 freguesias após a aplicação dos critérios.