O Alto Minho sempre em Primeiro...

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Ministro da Educação no Alto Minho
Nuno Crato aposta do rigor e na disciplina


O Sr. Ministro da Educação numa passagem que teve pelo Alto Minho reuniu com a Comissão Distrital do PSD e com o Gabinete de Estudos e Informação (que integra militantes e simpatizantes do Partido).

Nuno Crato ouviu, informou, e esclareceu, os participantes das políticas educativas que têm sido implementadas pelo Ministério da Educação Ciência e Cultura.

“Está em curso uma Reforma que é uma aposta clara na exigência, no rigor e na disciplina, em detrimento da estatística que durante os últimos anos prevaleceu”, disse.

O Ministro Nuno Crato falou das novas metas de aprendizagem e também sobre o exame do 4º ano de escolaridade a Língua Portuguesa e a Matemática. Este exame aplica-se já no presente ano letivo e foi pensado de forma a dar oportunidade a todos de o realizarem com sucesso, dado que, após a primeira prova em abril, aqueles discentes que não tiverem uma avaliação satisfatória, terão uma segunda oportunidade em Julho. Até lá serão alvo de um apoio específico com aulas suplementares que decorreram entre o final do ano letivo e o dia 5 de Julho.

Relativamente ao número de alunos por turma, uma questão levantada por um dos participantes, Nuno Crato referiu que, segundo vários estudos, os dados não mostram que, dentro de certos limites, uma mudança pequena do número de alunos por turma, como foi o caso, seja determinante da qualidade do ensino.

O novo modelo de contratação de professores foi outro dos assuntos abordados bem o sucesso na forma como o ano letivo arrancou em todo País.

Durante o encontro, o Gabinete de Estudos e Informação do PSD Alto Minho apresentou um estudo sobre a Educação no Alto Minho e sugeriu a complementaridade dos cursos politécnicos com as empresas locais.

O Presidente da Comissão Política Distrital, congratulou-se com a presença de mais um Governante no Alto Minho, e fez questão de salientar que é desta postura de permanente diálogo e auscultação entre eleitos e eleitores que este Governo tem levado a cabo, que se tomam a decisões mais assertivas para o País e para a Região.

Eduardo Teixeira lamentou, no entanto, o facto de uma força política ter vindo a público classificar a visita do Senhor Ministro da Educação como “clandestina”.

Para o Presidente da Comissão Política Distrital ““este tipo de “ciúmes” é inconcebível, sobretudo quando vindo da parte de quem, em vez de estar preocupado em defender os interesses do Concelho e da Região, despende energias com comentários despropositados e mesquinhos.”” Recorde-se que a reunião com o Senhor Ministro Nuno Crato decorreu numa unidade hoteleira na cidade de Viana do Castelo.