O Alto Minho sempre em Primeiro...

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Deputados do PSD contactam com
com problemas e anseios de Ponte da Barca


Os Deputados do PSD eleitos pelo Círculo de Viana do Castelo, dando continuidade a uma política de proximidade com os eleitores, visitaram Ponte da Barca.

A manhã iniciou-se com uma visita à Adega Cooperativa, imagem de marca do Concelho. Durante a reunião que mantiveram com vários membros da direção, inteiraram-se do funcionamento e das dificuldades que afetam também este setor.

O Presidente da Adega deu conta da situação económica e financeira que atravessa a Instituição. Segundo o Engenheiro Amândio Lago, “financeiramente, vamos sobrevivendo, porque a banca acredita em nós, o que é muito bom”; no entanto, debatemo-nos com “alguns constrangimentos no que diz respeito à comercialização”. “Exportamos para os Estados Unidos, Brasil e Alemanha e o volume de vendas no mercado externo é neste momento de aproximadamente 27%”.

Outro assunto que esteve em cima da mesa foi a limitação de trânsito nas pontes sobre o Rio Lima, em Ponte da Barca, um problema que se arrasta há vários anos. O trânsito está condicionado a veículos com tonelagens superiores a 3.500 Kg, numa das pontes, e na outra está vedado a tratores agrícolas.

Amândio Lago reiterou a importância da resolução deste problema, uma vez que, sobretudo nesta época do ano, é imprescindível aos viticultores associados da Adega trazerem as dornas com as uvas provenientes das vindimas nos atrelados a tratores agrícolas e terem que utilizar uma das pontes, estando uma condicionada e a outra interdita.

Seguiu-se uma reunião na Câmara Municipal, na qual o Presidente Vassalo Abreu deu nota de uma preocupação da autarquia que se arrasta desde 1995 e que se prende com o Fundo de Equilíbrio Financeiro para o Município.

A parte da manhã terminou com uma visita ao Hospital da Misericórdia. O Provedor António Bouças informou que a estrutura da Unidade de Cuidados Continuados está pronta e que agora se aguarda a assinatura do protocolo com a ARS. Trata-se de mais uma valência que vem ao encontro das necessidades das populações.

Acrescentou que “a Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca é a segunda maior entidade empregadora do Concelho” e que, dada a conjuntura que atravessamos, também vive momentos de dificuldade; “porém, o empenho de todos os que aqui trabalham tem projetado a nossa imagem na Comunidade e isso só pode ser um grande motivo de orgulho para todos”.

Já durante a tarde, os Deputados Carlos Abreu Amorim, Eduardo Teixeira e Rosa Maria Arezes visitaram um hotel com classificação de 4 estrelas, que está a ser construído na freguesia de Oleiros.

Trata-se de um empreendimento composto por vinte e seis quartos e duas suites, bar, restaurante, business center, SPA (piscina interior, salas de massagens, jacuzzi, sauna e banho turco), ginásio, piscina exterior, jardins que proporcionam vários circuitos pedonais, um espaço para crianças e um lago que permite a prática de pesca.

Esta unidade hoteleira enquadra-se numa perspetiva de Turismo de Natureza, Gastronomia e Vinhos, Touring Cultural e Paisagístico e Turismo de Negócios. Oferece condições para a realização de reuniões de negócios, jornadas, seminários, apresentações, cursos e workshops.

Este empreendimento, que será certamente um polo de atração turística para o Concelho de Ponte da Barca e para a Região, propõe-se estabelecer protocolos com empresas de animação turística para proporcionar aos hóspedes a prática de atividades como passeios equestres, montanhismo, canoagem, passeios de kayak, caminhadas, descida de raft, paintball e BTT, entre outras…