O Alto Minho sempre em Primeiro...

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

NOTA À COMUNICAÇÃO SOCIAL


A Comissão Política Distrital do PSD de Viana do Castelo congratula-se com a assinatura hoje realizada da escritura pública de constituição Comunidade Intermunicipal do Minho/Lima.


Com esta assinatura, o Distrito dá um passo em frente na construção de um quadro favorável que lhe permita beneficiar dos fundos comunitários no âmbito do QREN, um quadro estruturante de enorme importância estratégica pelas oportunidades que proporciona ao Alto Minho, em termos de qualificação e de melhoria das condições de vida das populações.


Trata-se, ainda, de um contributo fundamental para a unidade e coesão socioeconómica da região e para o reforço da capacidade negocial no que diz respeito à apresentação e negociação das candidaturas aos fundos comunitários.


O PSD Alto Minho lamenta, no entanto, as posições assumidas pela maioria socialista, na Câmara Municipal e na Assembleia Municipal de Viana do Castelo, de recusa da integração do Município na Comunidade Intermunicipal do Minho/Lima.


Tal postura de intransigência e de radicalismo pode acarretar consequências altamente lesivas, pelo que o PSD não pode deixar de, mais uma vez, assinalar, publicamente, a falta de capacidade política do Partido Socialista que teima em não conseguir apresentar uma linha orientadora para o Distrito de Viana do Castelo, mantendo toda esta região refém das guerras intestinas e das lutas de protagonismo pessoal que, desde há muito tempo, envolvem os seus dirigentes.


O PSD apela, por isso, ao bom senso e ao sentido de responsabilidade do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo para que coloque em primeiro lugar os superiores interesses do Distrito e lembra aos socialistas do Alto Minho que a actual Lei do Associativismo Municipal é da inteira e exclusiva responsabilidade do PS.


De facto, constitui uma triste ironia que o Partido que se atreveu a condicionar a contratualização dos fundos do QREN à existência de associações dos Municípios por NUT seja o mesmo que, no nosso Distrito, está empenhado em bloquear o processo, negligenciando as perdas irreparáveis que toda esta situação pode acarretar.




Viana do Castelo, 15 de Outubro de 2008.


A CPD do PSD de Viana do Castelo