O Alto Minho sempre em Primeiro...

terça-feira, 11 de setembro de 2012


Encontro de Formação Autárquica


Presidente dos ASD fala em alteração ao paradigma do poder local


Pedro Pinto, Presidente dos Autarcas Sociais-democratas, foi o convidado de honra do Encontro de Formação Autárquica que decorreu em Caminha, organizado pelo PSD Alto Minho.

Para o Presidente dos ASD o momento que atravessamos está marcado por uma drástica alteração ao paradigma do poder local, pelo que é importante que estejamos preparados para os novos desafios.

Pedro Pinto referiu-se também à Reforma Administrativa e ao papel que ativo que os autarcas do PSD tiveram no sentido de tornar a lei menos vinculativa e com uma maior margem de manobra.

A sessão foi aberta pelo coordenador autárquico distrital, Manuel Fernandes, que explicou o objetivo destas sessões formativas.

Contou também com a presença do Presidente da Comissão Política Distrital, Eduardo Teixeira; de Jorge Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Valença; João Manuel Esteves, ex-presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez; Armindo Silva, ex-presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca; Flamiano Martins, vice-presidente da Câmara Municipal de Caminha; e de Décio Guerreiro, ex-vereador da Câmara Municipal de Paredes de Coura.

Jorge Mendes falou da importância da cooperação transfronteiriça e dos dividendos que daí advém para sectores como o turismo, a indústria, a agricultura… Destacou o projeto da Euro-Cidade Valença-Tui que tem resultado numa mais-valia para os dois municípios.

João Manuel Esteves centrou a sua intervenção no empreendedorismo na ação política e, neste âmbito, disse que é muito importante a motivação e a capacidade de intervenção. Inovar, assumir riscos e ter uma atitude pró-ativa é determinante e decisivo.

Armindo Silva referiu-se aos novos desafios que se colocam à gestão autárquica. Sobre este assunto afirmou que fruto dos sinais dos tempos estamos perante um novo modelo que exige constantes adaptações. Os novos desafios impõe aos autarcas desenvolver políticas locais e encontrar respostas locais que possam promover o empreendedorismo e, desta forma, contribuir para o desenvolvimento das regiões.

Décio Guerreiro falou da importância de uma ação política concelhia integrada numa estratégia distrital. Reportou-se à sua experiência pessoal e, na sua opinião, nas últimas décadas não tem havido uma articulação entre as autarquias. Neste âmbito, defende que só há a ganhar em que quando se trata de temas que são de importância mais abrangente todos alinhem pelo mesmo diapasão.

A sessão foi encerrada pelo Presidente da Comissão Política Distrital do PSD Alto Minho. Eduardo Teixeira congratulou-se com a adesão a esta iniciativa e disse que estas sessões vão ter continuidade porque considera que a formação e a partilha de opiniões são determinantes no sucesso que se pretende alcançar.