O Alto Minho sempre em Primeiro...

quarta-feira, 21 de março de 2012

Assembleia Distrital do PSD Alto Minho

Garantir a segurança das pessoas e bens




“Encontrar mecanismos que tornem mais eficientes as ações de prevenção e de combate ao crime, nomeadamente, através da implementação do sistema de videovigilância é uma das medidas que o Governo está a implementar de forma a garantir a segurança das pessoas e dos bens”.
As palavras são do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna e foram proferidas no decorrer da última Assembleia Distrital do PSD Alto Minho, que decorreu em Ponte de Lima.
Durante a sessão, o Secretário de Estado referiu que o novo modelo territorial faz emergir novas ameaças pelo que cuidar dos mais desprotegidos é uma tarefa prioritária e, a este propósito, citou Adriano Moreira quando afirma que é necessário “prever para prover”.
Concretamente e no que diz respeito à criminalidade, a situação de Portugal no contexto europeu - disse - não é grave, e recordou que o País se encontra em penúltimo lugar na tabela.
A este propósito, Juvenal Peneda afirmou também que Portugal, em termos proporcionais, apresenta um dos maiores números de forças policiais tendo em conta o número de habitantes.
Na reunião da Assembleia Distrital usou também da palavra o Presidente da Comissão Política do PSD Alto Minho. Eduardo Teixeira destacou a importância de analisar e debater estes temas em contexto regional.
Mostrou a sua preocupação pelo acréscimo de 13,7% da criminalidade, entre 2009 e 2010, no Alto Minho. Neste âmbito, registe-se que o concelho onde se registou menor aumento foi Caminha, 0,5%, e o maior aumento registou-se na capital do Distrito, 27%.
Quanto ao ano de 2011 afirmou que, “apesar de se ter registado um menor acréscimo, a Segurança é uma forte preocupação e, face à situação “herdada” pelo Governo, urge continuar a implementar medidas tendentes à minimização do problema”.
Congratulou-se ainda com o trabalho apresentado pelo Gabinete de Estudos e Informações da Distrital que continua a refletir sobre os grandes temas que preocupam o Distrito.