
Do elenco fazem porte nomes de relevância nacional como Couto dos Santos, Presidente do Conselho de Administração da Assembleia da República; José Manuel Fernandes, Euro-deputado; Carlos Abreu Amorim, Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PSD; Deputados e Presidentes de Câmara.
O Conselho incluiu ainda nomes como Melchior Moreira, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal; Rui Taxa, Presidente da Mesa da Assembleia da CIM; e, Francisco Sampaio, Presidente do Conselho Regional de Turismo. Esta reunião contou ainda com a presença de Juvenal Silva Peneda, Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna e de Carlos Duarte (Ex- Secretário de Estado da Agricultura).
Da ordem de trabalhos da reunião, para além da instalação do Conselho dada pelo Presidente da Distrital Eduardo Teixeira, estavam em agenda os contributos e competências para a CIM Alto Minho – Projecto Piloto da Reforma do Poder Local; o Plano Estratégico para a Região e o Congresso do Alto Minho, entre outras temáticas que foram avaliadas.
Relativamente ao projecto-piloto (CIM), no Âmbito do Documento Verde da Reforma da Administração Local, os seus membros dizem tratar-se de mais um importante passo na Reforma Administrativa, com a vontade de todos os Presidentes de Câmara do Distrito e que constitui um marco importante para a Região onde serão equacionadas as capacitações das CIM de modo a que possam receber novas competências oriundas do Estado Central e dos Municípos.
Quanto ao Plano Estratégico, que, aliás, a Comissão Política Distrital do PSD Alto Minho há muito reclama, este deve assentar no emprego e na iniciativa privada. Deve ser consistente e articulado com as CIM’s envolventes e não deve alinhar em bairrismos, mas sim, em factos concretos.