Inauguração da Sede de Candidatura
do Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva



Depois de Paredes de Coura e Ponte da Barca, desta vez foi em Ponte de Lima, no Restaurante Kaiser, que a Distrital do PSD reuniu os seus Órgãos Distritais.
PSD Alto Minho
Nas últimas décadas o Mundo mudou. Hoje, fruto da Globalização altera-se, em cada dia, a cada hora, em cada minuto. Os Portugueses com isso também mudaram.
Comissão Política Distrital e o Instituto de Formação Política CARLOS MOTA PINTO levam a efeito no próximo dia 4 de Dezembro, na Biblioteca Municipal de Caminha, mais uma conferência/debate subordinada ao tema "Reorganização Política".
O Presidente da Comissão Política Distrital do PSD Alto Minho participa, hoje, na Reunião da Comissão Política Nacional (CPN) dos Autarcas Sociais Democratas, que se realiza em Paços de Ferreira.
O Secretário-Geral do Partido Social Democrata, Miguel Relvas, esteve, este fim-de-semana, no Alto Minho, para participar na Convenção Autárquica organizada pela Comissão Política Concelhia do PSD de Viana do Castelo.
Continuar a preparar o Partido 


A Comissão Política Distrital do PSD Alto Minho considera que, mais uma vez, o Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central em 2011, no Distrito de Viana do Castelo, resume-se a “quase nada”, uma vez que contempla o nosso Distrito com uma mísera esmola de 4 milhões e tal de euos, o que significa uma redução de mais de 20%, em relação à já insignificante verba deste ano.
O Gabinete Autárquico do PSD AltoMinho, na âmbito das suas Funções de Dinamização e Coordenação Autárquica, reuniu, ontem, com os Vereadores do PSD, Presidentes de Assembleias Municipais e Deputados InterMunicipais.
Durante o Plenário da Secção de Viana do Castelo, o Presidente da Comissão Política Distrital, Eduardo Teixeira, afirmou que, num agregado familiar médio de quatro pessoas, o Estado se está a endividar a um ritmo de 1€/hora (24E/dia, 720€/mês). Recordou a Assembleia que há famílias do Alto Minho e em Portugal que não têm este rendimento, quanto mais este endividamento...
A aposta na agricultura, na pecuária e na floresta deve constituir um desígnio estratégico nacional, na medida em que se trata de um sector com enorme potencial económico, para além de de se afirmar como uma garantia da salvaguarda da coesão social e territorial do país.
No próximo dia 5 de Outubro, pelas 21 horas, na sede do Partido Social Democrata, em Ponte da Barca, o Instituto de Formação Carlos Mota Pinto promove um colóquio subordinado ao tema “Fundação e Identidade do PSD”.
O Vice-Presidente do PSD, Marco António Costa, e o Presidente da Comissão Política Distrital, Eduardo Teixeira, estiveram presentes na festa do Partido que decorreu, no passado sábado, na freguesia de Gondomil, em Valença.



A Distrital do Partido e o seu Presidente Eduardo Teixeira associaram-se e marcaram presença no evento, ao lado da Juventude do nosso Partido, do Presidente da Concelhia, Carlos Morais, e do Euro-deputado José Manuel Fernandes em clima de festa e grande convívio.
Os novos titulares dos órgãos da Secção do PSD de Vila Nova de Cerveira tomaram ontem posse, no decorrer de uma sessão que contou com a presença de João Montenegro e do Presidente da Comissão Política Distrital de Viana do Castelo, Eduardo Teixeira. Catrina Pires é a nova líder da Comissão Política concelhia, enquanto que a Mesa do Plenário passa a ser presidida por Diamantino Oliveira.
A Comissão Política Distrital do PSD de Viana do Castelo, face ao impacto do flagelo dos incêndios que, este Verão, tem assolado todo o Alto Minho, decidiu tornar público o seguinte:
A Comissão Política Distrital do PSD de Viana do Castelo, após analisar a situação económica e social que aflige a região do Alto Minho, deliberou tornar público o seguinte:
1. Exprimir a sua profunda preocupação face à degradação contínua das condições de vida das populações do Distrito de Viana do Castelo, a braços com uma situação económica e social que, de mês para mês, se torna cada vez mais sombria, com o flagelo do desemprego a espalhar o medo e a angústia no seio das famílias.
2. Manifestar aos quase 11 mil cidadãos do Alto Minho vítimas do drama do desemprego a sua solidariedade e dirigir-lhes uma palavra de confiança, na certeza de que o mais brevemente possível o nosso país e a nossa região passarão a ser geridos em nome de uma nova visão política que, verdadeiramente, mostre sensibilidade para com os problemas reais das pessoas, das famílias e das pequenas e médias empresas e encare o desenvolvimento do território nacional de uma forma harmoniosa, solidária e sustentada.
3. Lamentar o completo abandono e desprezo a que o Distrito de Viana do Castelo está votado por parte do Governo, com a conivência e o silêncio cúmplice dos responsáveis locais e regionais do Partido Socialista. Só nos primeiros seis meses deste ano, o Alto Minho viu 140 empresas a encerrar as portas, o que dá a triste média de mais de um empresa por dia útil a fazer engrossar o número dos desempregados que, no Distrito, já se aproxima da barreira assustadora dos 11 mil (10.767 em Junho de 2010, a que acrescem as centenas de funcionários da “Leoni”, despedidos já este mês de Julho). A situação é de tal maneira grave que, em Junho de 2010, em relação ao 1.º semestre do ano passado, os processos de insolvência na região cresceram 19%, uma percentagem que é praticamente o dobro da média nacional (10%) e que não tem nada a ver com o que se passa nos restantes Distritos da Zona Norte, nomeadamente, Braga, que registou um aumento de apenas 2,4%, Porto, que estabilizou (0%), e Vila Real e Bragança que regrediram face a 2009. No mesmo período, no nosso Distrito, a constituição de novas empresas diminui 3,4%.
4. Exigir uma intervenção urgente do Governo que ponha cobro a esta gravíssima situação económica e social que aflige o Alto Minho. Em vez de continuar a relegar o Distrito de Viana do Castelo para a cauda do todo nacional, é mais do que tempo de olhar para esta região de uma forma diferente, implementando medidas de discriminação positiva que favoreçam as famílias e contribuam para a viabilização e robustecimento do tecido económico, sobretudo das pequenas e médias empresas que garantem a sustentabilidade da nossa economia.
Viana do Castelo, 10 de Agosto de 2010.
A Comissão Política Distrital do PSD de Viana do Castelo
